quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

ENCONTROS MARCADOS COM ANA CAROLINA

CANTORA MINEIRA RECEBE CONVIDADOS ILUSTRES EM PROJETO DE CD E DVD.



Ana Carolina encontra Maria Bethânia debaixo de uma árvore, entre olhares cúmplices e espelhos redondos que pendem dos galhos, para dublar Eu Que Não Sei Quase Nada do Mar. A encenação abre o DVD Multishow Registro - Ana Carolina + 1  (dirigido por Monique Gardenberg), um projeto de encontros com artistas com os quais a cantora mineira não será identificada de imediato. Maria Bethânia é apenas a primeira de uma lista em que figuram Gilberto Gil, Luiz Melodia, Roberta Sá e Esperanza Spalding - e na qual não falta Seu Jorge.
                     A base de Ana Carolina + 1 é o repertório do seu disco anterior, N9ve, lançado há apenas quatro meses. Inédita, apenas Mais Que A Mim, gravada com a estreante Maria Gadú, de quem Ana se aproxima mais no timbre do que na intensidade da interpretação. A novidade do projeto fica então basicamente por conta dos convidados e a mineira está de fato, bem acompanhada.
                 No dueto de abertura, que Bethânia havia gravado sozinha no disco Pirata, Ana divide os vocais, respeitando os contornos que a baiana delimitou em sua interpretação original - com o pendor dramático em comum entre as duas intérpretes e o equilíbrio delicado que Bethânia domina. Parcerias como essa, em que a anfitriã acomoda sua voz potente e grave em arranjos mais refinados ou mais simples, nos dois casos tomando emprestadas qualidades de seus convidados, são os momentos mais felizes do registro. O proveito dos encontros, afinal, está no que se aprende com o outro.
            Traição é um exemplo de como o canto arrebatador de grandes públicos de Ana ganha sofisticação, quando acompanhado ao piano por Daniel Jobim, e ao baixo e voz pela ascendente cantora norte - america de jazz Esperanza Spalding.
          Se Ana vai de samba, também sobra menos espaço para seus gritos e franseados prolongados. A intérprete se suaviza para acompanhar Roberta Sá no lento Milhares de Sambas. Mas ainda que o resultado sonoro seja interessante - o visual é comprometido com escolhas duvidosas, como a abertura com um inexplicável travelling em torno de uma estátua neoclássica até alcançar uma escadaria de cimento - cenários de um samba, vale lembrar. Aliás, gênero defendido frescor por Luiz Melodia, parceiro da suingada Cabide.
            Mesmo quando a intérprete de Garganta se livra do maneirismo no canto, não resiste a frisar cada intenção das letras com caras e bocas. Ana não poupa lábios mordidos enquanto espera Angela Ro Ro dar conta de seus versos em Homens e Mulheres, uma declaração do desejo pelos dois sexos. Seus fãs mais entusiasmados com as interpretações quase agressivas vão se refastelar ouvindo 10 Minutos. A iluminação vermelha sobre a noite escura prepara o ambiente para dramalhão. "Fora!", canta uma atordoada ( e raivosa) Ana Carolina, dedo em rise contra a câmera. Além do DVD, Ana Carolina + 1, chega ás lojas um CD correspondente, com dez das 14 faixas do registro em vídeo.
 
* PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS:

Ana Carolina + 1 registra encontros da cantora com artistas diversos.

* DUETOS:

MARIA BETHÂNIA (Eu Que Não Sei Quase Nada do Mar)
ANGELA RO RO (Homens e Mulheres)
SEU JORGE (Tá Rindo, É?)
ROBERTA SÁ (Milhares de Sambas)
LUIZ MELODIA (Cabide)
GILBERTO GIL (Torpedo) 
MARIA GADÚ (Mais Que A Mim)
CHIARA CIVELLO (Resta)
ZIZI POSSI (Ruas de Outono)
TOTONHO VILLEROY (Heroína e Vilã)
ESPERANZA SPALDING, voz e baixo, e Daniel Jobim ao piano (Traição)

EXTRAS: JOHN LEGEND (Entreolhares)

* Sozinha:

10 Minutos  e 8 Estorias

* SERVIÇO:

Ana Carolina + 1 - CD (R$ 19, 90) e DVD (R$ 34, 90)


FONTE: Gazeta do Povo      

                                             


                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário